Como Melhorar a Concentração e Manter o Foco

Compartilhe

Estudar sozinho não é uma tarefa fácil, é necessário muita dedicação e foco. Mas, como manter o foco nos estudos se temos que realizar multitarefas no nosso dia a dia?

Pesquisas apontam que para manter o foco e a concentração é necessário desenvolver essa habilidade, isso significa, eliminar esse movimento de realizar multitarefas e se concentrar a realização de uma única atividade.

Ao adotar esse hábito, você aumenta a sua produtividade e a assimilação do conhecimento. Tudo isso porque você concentra todas as suas energias em armazenar e/ou compreender o conteúdo ao qual você está se dedicando.

Porém, você não vai conseguir incorporar esse hábito da noite para o dia. Para auxiliá-lo nesta tarefa, separamos algumas dicas de especialistas para que você possa otimizar a sua concentração e manter o foco nos estudos.

1- Elimine tudo o que distrai a sua atenção

Poder da concentracai e do foco no resultado

Redes sociais, mensagens, músicas, notícias são excelentes fatores de distração. Observe quanto tempo esses fatores tomam a sua atenção. Geralmente, quando você para uma tarefa para responder uma mensagem, acessar o e-mail ou dar uma olhada nas redes sociais, quanto tempo você perde realizando essas tarefas. Geralmente, as pessoas levam mais tempo do que previam realizando essas simples atividades e quando retornam para a tarefa prioritária já perderam o fio da questão. Ou seja, já perderam o foco e a concentração.

Por isso, no seu ambiente de estudos elimine todos os elementos que podem desviar a sua atenção.

  • Desligue as notificações das redes sociais;
  • Esqueça a playlist;
  • Não responda e-mails ou mensagens;
  • Mantenha-se longe do celular.

2- Estabeleça metas

Crie uma lista de prioridades. Selecione as tarefas que você deverá manter o foco diariamente. Isso o ajudará a doutrinar a sua mente para manter a concentração e assimilar os conteúdos mais complexos com mais facilidade.

Para criar a sua lista priorize as tarefas mais complexas. Anote os pontos para pesquisas. Crie mapas mentais ou esquemas com o resumo do conteúdo para facilitar a absorção do conhecimento.

3- Explore a sua memória

Se você tem dificuldade para memorizar, pode começar dividindo as tarefas em várias partes. Procure memorizar as frases e citações que expliquem o tema. Dessa forma você terá mais segurança para discorrer sobre tema, além de trabalhar a sua mente para memorizar o conteúdo mais facilmente.concentracao e foco nos estudos

4- Determine os prazos

Toda meta deve ter um prazo para conclusão. Pesquisas indicam que o cérebro tem a capacidade de manter concentrado em uma determinada tarefa por 50 minuto. Portanto, para trabalhar o seu foco e concentração é indicado você estabeleça 10 minutos de pausa a cada uma hora de estudos.

Outro ponto importante é estabelecer o prazo de término para cada tema selecionado na sua lista de tarefas. Por exemplo, dois dias para estudar determinado tema. Nesses dois dias você deverá se aprofundar do tema em questão, criar mapas e esquemas com os pontos importantes e memorizar o máximo de informações.

Para desenvolver a habilidade de se concentrar você deverá praticar. Essas habilidades não surgiram da noite para o dia é preciso incorporar essas atividades no seu cotidiano para que você possa alcançar o resultado almejado.

Bons estudos!foco no sucesso e na carreira

Recomendados para você

Estudo Memorização

Cientista revela como estudar e memorizar quase tudo. Confira!

Investidor ensina como ter renda mensal de até 5 mil com ações pagadoras de dividendos.

Investidor ensina como ter renda mensal de até 5 mil com ações pagadoras de dividendos.

Como aprovados estudam para concursos de grande remuneração.

Como aprovados estudam para concursos de grande remuneração.

Quer multiplicar seu dinheiro de forma simples e segura? Confira as dicas deste especialista.

Quer multiplicar seu dinheiro de forma simples e segura? Confira as dicas deste especialista.

Importar

Como pessoas comuns ganham mais de 4 mil reais com importação.

Cientista revela como ler 6x mais rápido e memorizar quase tudo. Confira!

Cientista revela como ler 6x mais rápido e memorizar quase tudo. Confira!

Como Melhorar a Concentração e Manter o Foco
3.09 (61.73%) 81 votes
Compartilhe