Aprenda A Elaborar Um Plano De Estudos Para Concursos

Aprenda A Elaborar Um Plano De Estudos Para Concursos

plano-de-estudo-concursos-capa

Estudar e trabalhar As maiores dificuldades dos concurseiros é criar um plano de estudos para organizar as matérias para assimilar os conteúdos. Seja por falta de tema, dificuldades de concentração ou por simples falta de organização. Isso é um erro crucial!

O primeiro passo para todos que desejam um cargo público deve ser criar um planejamento de estudos. Uma espécie de cronograma que definirá quando, como e o que estudar naquele determinado período.

Mas, como criar um plano de estudos?

Utilize uma planilha de Excel para criar um plano de estudos eficaz. Nesta planilha, nomeie as colunas com os dias da semana e as primeiras linhas com os horários. Em seguida, preencha com os conteúdos e atividades que você irá realizar neste período. Por exemplo:

DIas:     Segunda           Terça             Quarta         Quinta           Sexta

19:00      Direito            Portugês       Matemática      Adm           Resumo

19: 50     Pausa              Pausa            Pausa          Pausa           Pausa

20:00    Português          Direito             Adm         Matemática      Resumo

Dessa forma, você terá a visão macro da semana ou mês e o tempo que deverá se dedicar para estudar cada conteúdo. Um bom cronograma fornece o mínimo de organização para orientar os estudos até a aprovação.memoria focada para concursos publicos

A criação de um cronograma não é o suficiente. Para que seja efetivo, será necessário que você o incorpore a sua rotina. Em caso de imprevistos como, levar o filho ao médico, você deverá adaptar o seu cronograma para recuperar as matérias perdidas.

A carga horária deve ser adequada a sua rotina. O seu planejamento deve iniciar nos horários que você realmente pode se dedicar aos estudos. Enfim, se você trabalha em período integral, chega em casa por volta das 19h, considere o tempo que irá tomar um banho e se alimentar.
Sendo assim, o seu cronograma irá iniciar por volta das 20h. Além disso, você deve contemplar o período para descanso, uma pausa entre uma matéria e outra para recarregar as energias.

planilha de estudos para concurso publicoNão esqueça de priorizar as matérias. Se você tem um nível de conhecimento elevado em Administração Pública, deve dedicar menos tempo para estudos. Agora se você tema mais dificuldade em Direito Constitucional é indicado que dedique mais horas de estudos no seu cronograma para esta matéria.

Com tantas matérias em questão, é normal que você esqueça de alguns conteúdos no decorrer do tempo. Para mitigar esse risco, é importante que você dedique algum tempo do seu cronograma para as revisões. Ao final de cada conteúdo, monte esquemas ou mapas mentais, quanto mais colorido mais eficiente será, com os pontos importantes de cada disciplina.

Mantenha esses mapas e esquemas visíveis no seu ambiente de estudos. Dessa forma, no período dedicado a revisão será mais fácil relembrar a matéria e memorizar os temas para a aprovação.

Agora, não adianta planejar sem praticar, por isso, faça testes e simulados para testar os seus conhecimentos e identificar o seu nível de dificuldade para cada matéria.

Se você se dedicar ao plano de estudos, realizando um cronograma adequado a sua realidade, com certeza terá bons resultados nas provas e alcançará os seus objetivos rapidamente.

Bons Estudos!calendario de estudos para concurso publico

 

Recomendados para você

Estudo Memorização
Cientista revela como estudar e memorizar quase tudo. Confira!
Investidor ensina como ter renda mensal de até 5 mil com ações pagadoras de dividendos.
Investidor ensina como ter renda mensal de até 5 mil com ações pagadoras de dividendos.
Como aprovados estudam para concursos de grande remuneração.
Como aprovados estudam para concursos de grande remuneração.
Quer multiplicar seu dinheiro de forma simples e segura? Confira as dicas deste especialista.
Quer multiplicar seu dinheiro de forma simples e segura? Confira as dicas deste especialista.
Importar
Como pessoas comuns ganham mais de 4 mil reais com importação.
Cientista revela como ler 6x mais rápido e memorizar quase tudo. Confira!
Cientista revela como ler 6x mais rápido e memorizar quase tudo. Confira!
Aprenda A Elaborar Um Plano De Estudos Para Concursos
3.4 (68%) 10 votes
Como Estudar em Casa Sozinho